Logo Blog Mamãe Vai Fazer

A PEC das domésticas

20130409-080958.jpg

20130409-080958.jpg

Gente, um assunto que ninguém mais agüenta ouvir, mas que acho bacana discutir por aqui é a bendita PEC das domésticas. Sei que muitas de nossas leitoras não têm babá, nem mesmo empregada, mas sei também que muitas, eu incluída, vão ter que mudar (ou pelo menos repensar) a relação com essas nossas ajudantes.
Bom, em primeiro lugar, minha opinião genérica sobre o assunto é que foi uma conquista bacana para muitas funcionárias que realmente merecem. Principalmente no referente ao fundo de garantia, seguro desemprego. O que pega pra mim é o lance das horas extras… Porque, veja bem, quem trabalha o dia inteiro não tem como comprovar a hora que a pessoa entra ou sai, nem se a criatura tá realmente trabalhando, ou pendurada no telefone…
Enfim, na minha casa o que mudou foi o seguinte: a babá continuou chegando 07:30 e saindo por volta de 17:30/18:30hs que é quando eu ou Neto chegamos, e sábado não trabalhará mais. Se eu precisar dela em um sábado, pago extra. E minha fiel escudeira da cozinha e da casa, chega no mesmo horário e sai 16:00hs. E oremos para que dê certo assim…
Uma coisa eu acho que vai ser bom: a classe média, principalmente aqui do nordeste brasileiro, acostumada a ter sempre alguém sempre a disposição para os afazeres do lar, e PRINCIPALMENTE, pra cuidar de seus filhos, vai ter que, ou se mexer mais, ou coçar BEM mais o bolso…
Espero ver menos babás fardadas nos parques, festas de aniversário, e até na praia (fale sério!), e que os papais e as mamães aproveitem mais os melhores anos de seus filhos junto com eles. Porque, na minha opinião (veja bem gente, é o MEU ponto de vista, e não uma crítica a quem pensa diferente, ok?), o papel da babá é dar um suporte para a família quando mamãe e papai estão ocupados, trabalhando, correndo atras do prejú. É cansativo ir pra festas e aniversários com 2 crianças? Pode crer! Mas se você quis ter filho, suas prioridades têm que mudar um pouco. Não vai dar pra sentar e tomar aquela cervejinha relaxada com os amigos. Outros momentos virão… E os melhores anos de nossos pimpolhos vão passar rapidinho…
Para esclarecer as dúvidas legais sobre o assunto, o site Doméstica Legal
é uma ótima dica.
Eu penso assim… E vocês? Sou aberta a novas opiniões, viu? E inclusive já paguei a língua algumas vezes no quesito maternidade…
Beijos, meninas, Lika.

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro