Logo Blog Mamãe Vai Fazer

A pílula falante…

20130717-083215.jpg

Gente, estou vivenciando uma das fases mais gostosas dos 23 meses de Malu. Uma fase em que cada dia é uma surpresa, com uma palavra diferente. Definitivamente, Malu engoliu a pílula falante.

É fato que cada criança tem uma fase, não adianta querer acelerar o tempo de cada um. Meu irmão Leo mesmo, com 2 anos não falava nada, ao ponto de minhas amigas chamarem o bichinho de mudinho… Mas confesso que, quando Maria Luiza fez 1 ano e meio, comecei a ficar ansiosa para que ela falasse de verdade. Ela já articulava aquelas palavrinhas básicas, tipo mamãe, papai, vovó, água… Mas formar uma frase mesmo… Nada. Minha ansiedade tinha motivo: diz a minha mãe que, eu na faixa de dois anos já falava tudo explicadinho. Como minha mãe é aquela mãe que exagera as qualidades dos filhos, tinha lá minhas dúvidas, mas assim mesmo fiquei mega ansiosa para ver minha Malu conversando.

Os pediatras afirmam que nenhuma criança é igual a outra, inclusive irmãos gêmeos podem ter desenvolvimentos diferentes… Uma boa forma de estimular a linguagem das crianças é conversar bastante com seu filho, cantar músicas, contar histórias, mostrando nos livros palavras novas, e fazendo vozes diferentes para os personagens.

Enfim, à beira do aniversário de 2 aninhos, minha pequena já conversa conosco em casa como uma menininha. Lógico que quem não convive com o bebê pode estranhar o palavreado diferente. Mas é muito engraçado chamar seu bebê pra tomar o gagau, e ele te olhar e dizer que quer o mingau. E quando apronta alguma arte, olha pra você e fala: tá correto, mamãe. Isso chama a atenção para outra dica dos fonoaudiólogos: sempre fale com o bebê (mesmo que ele ainda não fale) as palavras de forma correta. Isso vai evitar que seu filhote já comece a falar sem alguns vícios que podem ser difíceis de tirar lá na frente.

E quando se preocupar? Se aos 24 meses o seu filhote não pronuncia nenhuma palavra, pode ser interessante procurar a ajuda de um fonoaudiólogo ou otorrino.

E os pimpolhos de vocês, como estão se desenrolando na arte da oratória? Conta pra mim!

Beijinhos, Lika.

20130717-083255.jpg

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro