Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Brinquedoteca

20130911-131252.jpg

As brinquedotecas são uma excelente opção para papai e mamães que querem desenvolver atividades com seus pimpolhos, com um certo embasamento pedagógico para tal. Maria Luiza já freqüentou algumas aqui em Salvador, desde bem pequena.
É uma experiência muito gratificante para as crianças e para os pais, principalmente para aquelas que, como a minha, são filhos únicos e que não têm companhia da mesma idade durante seus dias em casa.
A primeira vez que levei Malu foi quando ela tinha uns 9 meses, para uma atividade de experiências sensoriais, na brinquedoteca Malubambu, na Barra.

20130911-131404.jpg

20130911-131435.jpg

20130911-131458.jpg

Ela adorou, e eu, em minha inexperiência materna, mais ainda, pois apesar de serem atividades super simples, nunca tinha pensado em fazê-las em casa.
Levei para atividades de musicalização, onde o grupo trabalha os sons, de diversos materiais, não necessariamente instrumentos. Levei também para uma atividade de desenvolvimento sensorial, onde o bebê era colocado em contato do texturas diferentes, no intuito de aguçar sentidos e sensações. Essa, Malu adorou (e eu mais ainda!).

Quando Malu estava com 1 ano e meio, mais independente, passamos a outro nível de atividades, onde a deixávamos um turno na brinquedoteca, indo buscar no final da manhã ou da tarde. Dessa vez levamos na Carrapicho, em Lauro de Freitas. Fizemos dois dias de adaptação, onde ficávamos lá para caso ela chorasse, e no terceiro dia ela ficou super tranqüila, interagindo bastante com as outras crianças. Neste período, percebi que ela desenvolveu bastante suas relações interpessoais, e também o seu vocabulário, mesmo tendo ficado pouco mais de um mês.

Agora, com 2 aninhos, estou colocando Maria Luiza na brinquedoteca da escola Recanto de Fadas, na Pituba. No primeiro dia, foi engraçado, pois dei tchau e ela nem olhou pra trás. Já nos dias seguintes, diz que não quer ir se eu não estiver lá, e tenho que sair escondida, se não abre o berreiro. Depois que eu saio ela fica tranquila e brinca normalmente, mas a mocinha que eu achava independente é mais apegada a mim do que eu imaginava… Não tem como prever reação de criança, gente. E faço disso uma preparação para o ano que vem, quando ela vai realmente para a escolinha.

20130911-132030.jpg

Mas ainda assim, acho bastante proveitoso para as crianças pequenas atividades em brinquedotecas, principalmente quando estas possuem algum suporte pedagógico, e não apenas aqueles espaços de Shoppings onde largamos nossos filhos com pessoas que, muitas vezes, não têm capacidade para incentivar nossas crianças.

Abaixo deixo os contatos dos lugares que já levei Malu:
Malubambu : Endereço: Rua Comendador Bernardo Catarino, 89A, Barra Av. Salvador, BA. Tel: (71) 34845594

Carrapicho : Rua Renato Conceição, 34A, Buraquinho. Lauro de Freitas, Ba. Tel: (71) 30245977

Brinquedoteca da Escola Recanto de Fadas: Rua dos Radialistas, 85, Pituba. Salvador, BA. Tel: (71) 30336502

Pra ser bem sincera, adorei todas, mas o carinho do pessoal da Carrapicho realmente me deixa cheia de saudade. Só deixei de levar Malu lá porque o transito de Lauro de Freitas tá pior do que o de Salvador, mas lá realmente é o que vale mais a pena! Sorte de quem mora em Lauro!

Beijos a todas, Lika.

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro