Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Conheça os benefícios do Yoga durante a gestação

Recebi esse text de uma colaboradora super especial, Beatriz Dias Nogueira, que fala sobre uma atividade super interessante para as barrigudinhas de plantão: yoga.
Obrigada, Bia! E apareça sempre que puder!
Beijocas, Lika.

20140502-173908.jpg

Praticar exercícios físicos durante a gestação pode representar um incômodo ou mesmo um tabu para algumas gestantes. O Yoga surge como uma alternativa que pode trazer muitos benefícios, inclusive na hora do parto.
O portal iQuilibrio explica que a prática milenar melhora a respiração, diminui a ansiedade e favorece a circulação sanguínea. Aliada a caminhadas diárias, a técnica é uma ótima maneira para manter a forma durante a gestação. Além das vantagens emocionais, os exercícios garantem ainda mais flexibilidade para o corpo e ajudam a tonificar os músculos, além de melhorar a postura das futuras mamães.
O portal BabyCenter ressalta que boa parte dos exercícios praticados durante as aulas se concentram na região pélvica e proporcionam elasticidade e força para o parto normal. O Yoga previne também problemas que costumam afetar as gestantes, como a falta de equilíbrio, prisão de ventre e dores nas costas.
Antes da gestante começar a praticar o Yoga, é preciso passar por uma avaliação médica para descartar qualquer indício de uma gravidez de risco. Caso não exista nenhuma contra-indicação, a prática pode ser iniciada nos primeiros meses de gravidez.
As aulas para gestantes são compostas por ásanas (as posturas de yoga), exercícios de respiração, meditação e relaxamento, adaptados por um profissional capacitado para atender as necessidades da mulher durante a gravidez. O ideal é procurar uma turma de gestantes, mas se isso não for possível, informar o professor sobre a gravidez e prestar bastante atenção às respostas do corpo durante os exercícios.

20140502-173949.jpg

Estudos comprovam que mais de 70% das grávidas que praticaram Hatha Yoga (método que se baseia em posturas psicofísicas, exercícios respiratórios e de relaxamento) durante a gestação, apresentaram redução das dores nas costas, de acordo com informações do Universo Jatobá .
A consciência corporal é outro fator adquirido pela prática e trará benefícios para a postura, evitando dores e fortalecendo a coluna durante a gestação.

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro