Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Dia da Consciência Negra: comemorar?

20131120-145427.jpg

Hoje é dia da consciência negra, ou dia de Zumbi dos Palmares (celebra a sua morte), uma data dedicada a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Aqui em Salvador, a capital mais negra do Brasil, por acaso, não é feriado, não que eu ache ruim, acho que já temos feriados suficientes (apesar de, como funcionária pública, uma folguinha seria bem-vinda). 🙂

Nessa mesma data, fui matricular minha filha em uma escola particular daqui de Salvador, e passando pelos corredores, você conta nos dedos as crianças negras que frequentam essa escola. Digo mais, olhando os painéis de datas comemorativas, o número de crianças negras no decorrer do tempo também é mínimo…

Não pude deixar de pensar nas cotas raciais (sem entrar no mérito de ser contra ou a favor, não quero polêmica hoje, um dia, quem sabe…), mas no percurso pra casa em meu carro, pedi a Deus que os filhos da minha filha possam ter em sua sala os filhos e netos desses alunos cotistas das universidades públicas.

Não sou negra, também não sou branca. Pra ser sincera, não sei porque o censo quando veio me visitar pediu pra me classificar, e marquei parda. Na verdade, somos todos brasileiros e como tal, rezo mesmo para que a turma de meus bisnetos possa enxergar a nossa sociedade em suas salinhas de pré-escola. Que as fotos de festinhas escolares tenham brancos, negros, índios e orientais, todos juntos, dividindo aprendizado, brinquedos, a vida.

Que os afrodescendentes brasileiros não se enxerguem apenas nos livros de Jorge Amado, nem nas musicas do Olodum, ou novelas e filmes sobre a escravidão, mas que sejam vistos como participantes e construtores da sociedade, consumidores de produtos e cultura, e assim teremos uma comunidade muito mais justa e feliz para todos.

É isso, gente. Beijos, Lika.

20131120-145649.jpg

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro