Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Infância em Cena

Ontem, eu e Teca do Pinguinho de Tinta fomos a esse projeto, chamado Infância em Cena, na Sala de Cinema da UFBA, e o além do filme lindo que assistimos (Brinquedo Proibido , 1952) a discussão sobre o contexto infantil abordado pelo filme, dentre outras coisas, foi muito enriquecedora para nós duas.
Primeiro porque fomos como mães, não como estudantes de psicologia, pedagogia, que era claramente a maioria do público ali, ou seja, nossos anseios e dúvidas, apesar de rasos para alguns, eram legítimos e sólidos para nós.
Teca contou lá sobre sua culpa por dar um brinquedo de R$ 400,00 pra sua Mariza, e ouvir a psicóloga dizer que argumentar com um filho que um brinquedo é caro é um argumento que deve ser trabalhado em outros aspectos, como o de ouvir a criança, abriu nossas mentes.
Da mesma forma, contei um episódio em que meu sobrinho, Miguel, falou pra sua mãe, Roberta, que não tinha obrigação de cuidar de sua irmãzinha Mariana, e eu, como Roberta, achei ele tão cheio de razão, e Dra Gisela Tapioca abordou como essa discussão poderia ser direcionada ao aspecto da criança poder ter um papel no cuidar da outra mais nova, por que não?
Enfim, a cabeça começa a funcionar de outra maneira… Entendendo mais nossos filhos como indivíduos, e como tais, individuais, com seus próprios anseios, necessidades, carências.
Minha filha começa agora a se expressar em palavras, e o que tiro de mais proveitoso do bate papo de ontem foi a importância do ouvir a criança. Perguntar, querendo realmente saber a resposta. E responder o que eles realmente gostariam de saber, ou seja, com verdade.
Lógico em que há momentos de que não é não e pronto, mas essa não deve ser o dia a dia.
Eu tenho lido MUITO sobre o ser mãe, e me sinto uma dicotomia ambulante, pois muito do que leio e concordo, muitas vezes faço o contrário, e se filho pede exemplo, penso que é nessa que vou me lascar… 😛
Mas isso é papo pra outro dia…
Participem também do projeto. Na FanPage do facebook tem a programação detalhada!
Não vou dia 10 porque não estarei em Salvador, mas dia 24 já estou inscrita!

20130728-112840.jpg

Beijos, Lika a loka!!!!

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro