Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Primeiro Mês de Aula

Sei que estou super atrasada com esse post, afinal, a aula de Malu começou dia 03 de fevereiro, mas ela só começou a ir dia 17, por conta da viagem. Não foi proposital, se eu soubesse do início das aulas tão cedo teria marcado a viagem para outra época, mas infelizmente já havíamos fechado tudo, e ela acabou perdendo as duas primeiras semanas.
Nao deve ser assim, pois a escola se prepara para o período de adaptação, e tudo é voltado para isto. Além do mais, tive que fazer a adaptação sozinha. Tenho sorte que Malu é muito desenrolada e independente, e fiquei 2 dias lá sem ser solicitada nenhuma vez, mas se ela fosse mais tímida, chegar numa turma onde todos já estão entrosados poderia ser difícil…

Também fiquei sentida por não ter conhecido os coleguinhas e suas mães/pais, já que estava só. Teria sido uma boa oportunidade pra trocar idéias… 🙁

A adaptação ao novo estilo de vida, com aula, uniforme, merendinha, envolve toda a família. Maria Luiza sempre acordou cedo, mas ficava de preguicinha na cama dela, ou na nossa, e agora, acorda e já começa a agitação de tomar café, se arrumar pra sair, e isso tudo pode levar algum tempo em cada família. Pro papai e pra mamãe também, já que tem que se mexer pra que tudo saia em dia. Uma sugestão é deixar tudo preparado na véspera: o uniforme, o lanche, a mochila.

Acho que um dos segredos para a criança ficar tranquila na escola é ela ter muita segurança nos pais. Tem muita gente que critica mães e psicólogos que incentivam a independência muito precoce nos bebês. Eu confesso que sempre estimulei como pude isso em Maria Luiza, e ela é realmente uma criança que não dá trabalho a ninguém que fica com ela, pois sabe que papai e mamãe vão voltar pra estar com ela e fazer as atividades mais bacanas do mundo. Para todas as crianças, acho importante que os pais não se atrasem para pegá-las, pois elas podem se sentir esquecidas e abandonadas. Lembro que minha mãe chegava super cedo pra pegar a gente, mas meu pai era o rei do atraso e era um saco ser o ultimo a sair da escola.

Uma outra dica para quem ainda vai passar por isso é estimular muito seus filhos, levando a teatros, museus, brincando com eles no chão… Deixar eles se sujarem com tinta, desenhando com eles, brincando de massinha… Assim, ele vai apenas realizar atividades que eles já realizam com vocês, só que com novos coleguinhas.

Mas acho que o que mais ajudou a adaptação de Malu ser tão tranquila foi ela já ter frequentado brinquedotecas por um turno, sem a presença de papai, mamãe, babá, pelo menos umas quatro vezes por mês, nós últimos 6 meses. Ela sabia que era momento pra brincar, e que mamãe iria pegá-la logo, adquirindo confiança na nossa relação.

Esse primeiro mês de aula foi tranquilo. Ela já chega em casa cantando as musiquinhas que aprende na aula. Agora deu pra chamar nosso nome e a gente tem que responder: presente. E ela diz: muito bem, mamãe! Kkkkkk

Uma coisa que percebi é que ela começou a bater mais em outras crianças, o que tem deveras me preocupado…
Mas isso é assunto pra outro post.
Tá vendo? Aos poucos vou atualizando… Beijocas a todos, Lika.

20140320-155430.jpg

20140320-155445.jpg

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro