Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Semana Mundial de Amamentação

20130805-210557.jpg

Essa semana todas as mamães estão focadas na Semana Mundial de Aleitamento Materno (de 01 a 08 de agosto).
Importantíssimo frisar como essa etapa é importante na vida do bebê, tanto no aspecto de proteção da criança, já que, amamentando, passamos pra nosso filhote muito anticorpos, dando a ele mais defesas imunológicas, bem como para o desenvolvimento dos músculos e ossos da face, e, não menos importante, por estabelecer uma relação de amor e cumplicidade entre mãe e filho.

Eu amamentei Maria Luiza exclusivamente com leite materno durante os seus primeiros 6 meses. Me senti muito realizada como mãe por conta disso, mas não digo que foi fácil. Acho que, justamente por saber o quanto é difícil, me senti assim, guerreira por ter enfrentado as dificuldades e seguido adiante.

Os primeiros 15 dias de amamentação são sofridos. O bebê pega FORTE no peito, e DÓI. Dói muito, e no meu caso, vinham lagrimas nos olhos… Eu fiz o curso, sabia tudinho na teoria. Meu peito não feriu, e eu sentia dor mesmo pela pegada de Malu (que mesmo que as enfermeiras digam que se o bebê pega certo, não dói, discordo). O consolo é que, com o passar dos dias, a dor vai sumindo, e com 1 mês eu já não sentia nada daquela dor, e amamentar virava um ato natural.

20130805-211351.jpg
Curso para gestantes do Hospital Aliança

Outra coisa que quero dizer é que, apesar de ter amamentado Malu exclusivamente com leite materno nesses 6 meses, não o fiz exclusivamente no peito. Tirava muito leite, e revezava com o maridão com mamadeiras para que eu pudesse descansar um pouquinho entre uma mamada e outra. Contei aqui como fizemos. E nem por isso minha pimpolha largou o meu peito.

20130805-211811.jpg
Tia Lelinha e tia Lu dando leitinho materno pra Malu

Enfim, mamães, amamentem seus filhotes, tenham muita determinação para passar pelos primeiros 15 dias, busquem ajuda em clínicas de aleitamento (aqui em Salvador temos a sorte de ter a Calma, que é uma clinica excelente), mas, se por uma designação do destino, não rolar, não se culpem. A maternidade já traz culpa demais pra carregar mais essa. Prepara o bolso pra comprar as formulas, e bola pra frente, porque o que seu filho precisa é da mamãe feliz!

Beijos, Lika.

20130805-211936.jpg
Espia as olheiras!!!!! Armaria Naummmmm!!!! Mas tava feliz!!!

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro