Logo Blog Mamãe Vai Fazer

Vacina Coqueluche para gestantes (SUS)

Recentemente, a vacina para coqueluche foi incluída no calendário vacinal das grávidas brasileiras. Semana passada, no dia que levei Malu para tomar a gotinha da pólio, também tomei a minha agulhada para prevenção dessa doença.

A recomendação da minha obstetra foi que todas as pessoas que tenham contato direto com o bebê tomassem a vacina, isso porque deseja-se prevenir que o bebezinho não tenha contato com a bactéria enquanto não está imunizado…

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de transmissão respiratória. No serviço público está incluída na vacina DTPa (tríplice acelular, protege contra tétano, difteria e coqueluche).

O objetivo de vacinar mães e cuidadores é minimizar o contato do bebê recém nascido com a doença, oferecendo uma proteção vacinal indireta aos bebês, além da transferência transplacentária dos anticorpos para o feto no caso da vacinação da gestante.

A vacina está indicada entre a 27ª e 36ª semana de gestação.

IMG_2227.JPG

Nuvém de Tags
alegria amamentação Amizade amor avião babá Beleza birra blog Brasil brincadeiras Cabelo campanha cesárea chupeta cinema criança culpa cultura dica dicas emoção escola Família farra Filhos Filme fim de semana gravidez infância Irmãos Lazer Libido livros maquiagem música parto passeio pele programação saudade saúde solidariedade Sono teatro